top of page
Foto do escritorPâmela Machado

O poder do processo criativo para criar uma vida dos sonhos



O que acontece quando você mistura curiosidade, criatividade, consciência, experimentação, reformulação e colaboração?


Coisas extraordinárias! Aquelas coisas que você deseja para sua vida começam a acontecer. Porque tudo isso faz parte da dinâmica do processo criativo!


Criadora, você sabia que tenho formação em design? Pois é mulher!


O design é uma das principais fontes que estruturam e direcionam a construção do meu método de trabalho, o Método Inside.


Sou suspeita em dizer isso, mas amo o design pelo seu incrível leque de possibilidades de aplicação.


Não é por acaso que o design thinking se popularizou pelo mundo, pois é uma forma de propagar a forma de se pensar do design, para que mesmo quem não é designer, possa se beneficiar do seu poder de transformação e resolução de problemas. Basicamente, a minha maior bandeira.


E tamanha versatilidade desta abordagem de criação, nos possibilita aplicar suas estratégias criativas para o nosso maior e mais importante projeto: nossa jornada de vida!


Sim, podemos aplicar toda a mentalidade do processo de criação do design para projetar uma vida mais leve, mais fluida, mais feliz e significativa! Incrível né?


Essa abordagem do processo criativo é chamada de Life Design (Design de vida).


O processo criativo na abordagem do Life Design, tem o objetivo de transferir ferramentas, comportamentos e o modelo mental dos designers para as nossas vidas, buscando não apenas projetar grandes carreiras, mas sim carreiras grandiosas, que são constantemente criativas, produtivas, autênticas e principalmente, significativas.


Um processo criativo que abra para a pessoa, a possibilidade de projetar uma vida profissional independente dos limites de uma organização, mas de acordo com seus próprios valores e critérios de sucesso.


O Processo de Life Design tem como "pai", o Design Thinking. Visto que é um processo centrado no ser humano para resolver soluções individuais para problemas complexos.


O que poderia ser mais complexo do que um projeto de vida?


Dentro do método que criei, o Método Inside, eu trabalho com abordagens e ferramentas criativas do Life Design, Design Thinking, Design Emocional e Coaching Integral Sistêmico.


(Sim mulher, é possível que eu não te contato isso ainda, mas também tenho formação em Coaching Integral Sistêmico. Que super se conecta com o pensamento do Design Thinking, devido ao seu modelo base metodológica.)


Que são orquestradas de forma individual de acordo com a demanda das minhas mentoradas. Sim, nas mentorias eu projeto uma jornada personalizada de acordo com o que elas buscam realizar naquele momento.


Essa abordagem do Life Design me encanta demais. Pois uma das coisas que acredito, e tenho como valor inegociável na minha vida é: que o trabalho precisa se encaixar na minha vida. E não o contrário.


E trabalhar com um processo criativo que abrace a perspetiva de que estamos criando um negócio que deve se encaixar e respeitar na nossa jornada de vida, deixa tudo mais fluido e empático.

Não podemos esquecer que o processo criativo, mesmo aquele que visa criar um produto ou marca, é uma viagem de autodescoberta com o objetivo de nos conectarmos com nossa essência. Para então dela, extrair o nosso melhor para o mundo. O tal transbordar que tanto falo.


O processo criativo que eu conduzo, é uma jornada cuja proposta é te convidar a diminuir as distâncias entre o que fazemos e o motivo que nos move, nos mostrando caminhos possíveis para levar uma vida onde o sucesso é promovido de forma a equilibrar tudo o que é importante para você.


Um dos meus objetivos dentro do meu trabalho é te proporcionar autonomia e liberdade criativa para você realizar seus projetos e sonhos. E uma das formas que uso para fazer isso acontecer, é te mostrar que não existe apenas um único plano para a felicidade e sucesso.


Por meio da criatividade podemos imaginar e explorar as diferentes versões de nós, de carreiras, de vidas e de propósitos que habitam dentro da gente.


Bora exercitar isso?


Já parou para pensar em como seria buscar inspiração de diferentes versões de sua vida, utilizando e combinando elementos do seu repertório e experiências?


Comece se fazendo essas perguntas:


  • Você poderia se ver em empregos completamente diferentes? Quais? Aqui já podemos enxergar essas diferentes jornadas de vida! E elas estão carregadas de insights!

  • Poderia se ver explorando novos hobbies ou atividades? O que entre elas te atrai mais?

  • Poderia se ver morando em cidades completamente diferentes? O que nesses lugares mais te atrai? Porque essas coisas são importantes pra você? Aqui é comum se revelarem para a gente muitos de nossos valores inegociáveis, viu?

  • O que você faria com sua vida se não tivesse que trabalhar hoje?



Como foi que você se sentiu frente a estas questões? Elas te pareceram inspiradoras e motivadoras ou ridículas e irracionais?


Ou, você já se permitiu pensar a fundo sobre elas e suas possibilidades?


Que parte destas respostas poderiam ser combinadas e aplicadas na sua atual rotina para deixar seu trabalho e relacionamentos profissionais mais leves?


Veja que algumas crenças disfuncionais e ideias pré concebidas podem estar te bloqueando de se conectar com a pluralidade que existe dentro da sua essência e dos inúmeros futuros possíveis que ela pode realizar.


Não subestime o poder destas perguntas. Elas podem te ajudar a levantar vários insights interessantes sobre você, que podem contribuir para tirar aquele projeto ou sonho do papel.


Porque o seu maior poder de criação e transformação já está dentro de você.

O processo criativo aqui visa colocar tudo isso em jogo!


Agora para encerrar, gostaria de deixar aqui algumas questões de exploração criativa para você refletir sobre seu atual momento.


São perguntas simples, que porém esquecemos de nos fazer com certa frequência, visto que somos muitas vezes engolidas pelas rotinas e demandas de trabalho. Mas bora aproveitar esse momento?

Onde você está agora?

Quer mesmo estar aí?

Se sua resposta foi um não, por que seguir adiante assim?


Você é um ser criativo por natureza. A habilidade de criar e transformar as coisas e situações está no seu DNA. A criatividade corre pelo seu sangue para que você possa se reinventar e evoluir.


O processo criativo é o caminho que te conduz para o lugar que você nasceu para ocupar mulher.

Então, bora pensar sobre o que verdadeiramente te impede de mudar?

São fatos ou ideias disfuncionais?


Para você que é uma booklover assim como eu, e que também ama ter autonomia sobre seus aprendizados e descobertas, deixo aqui uma de leitura para você desbravar as maravilhas que o processo criativo do design pode realizar na nossa jornada de vida.


O livro é O design da sua vida: como criar uma vida boa e feliz, dos autores Bill Brunett e Dave Evans.


Um dos meus preferidos e que gerou grandes impactos positivos na minha vida. Torço para que faça o mesmo com você!


Com amor, Pam.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page