POST / CONTEÚDO GRATUITO 

Você é um profissional commodity?



Plataformas de networking profissionais estão cada vez mais parecidas com gôndolas de supermercado: tem um bocado de gente com os mesmos diplomas, mesmos conhecimentos e fazendo as mesmas coisas.


E assim como no mercado isso abre margem para algumas situações nem sempre agradáveis, já que quando a oferta é grande vence a disputa o mais barato, aquele do tipo produto que a gente não tem receio de trocar caso não seja tão bom assim.

Ah! Mas tem também aqueles que de tão bom e diferenciados que são, entram para o time dos desejados. São aqueles profissionais tipo cinto de utilidades do Batman, sabe?! Eles estão sempre preparados para qualquer reviravolta, fazendo das adversidades um trampolim para ir mais longe que os outros.

Profissionais commodity ou pessoas com a mente tipo commodity são aquelas que adotam a normalidade como porto seguro (que pode não ser tão seguro assim). Porém a normalidade, esta ausência de enfrentamento do status quo para gerar mudanças, de buscar novas perspectivas e arriscar a fazer o diferente o faz você vibrar na mesma frequência que a maioria.


E ao seguir a manada que marcha ao mantra do "sempre foi assim" não construímos nada! Aí ou nos tornamos commodity e aceitamos o que aparece e nos contentamos com o que nos oferecem ou nos tornamos obsoletos. Ou há diferenciação ou extinção.

Diante de toda esta nova dinâmica de mercado com saltos exponenciais de tecnologia e comportamento dos mais variáveis na economia, poderíamos citar 3 fatores (peneiras) perigosos para este perfil de profissional, que são: mudanças, tecnologia e abundância. Estes elementos estão mudando a forma como trabalhamos e interagimos nos negócios.


Pensa comigo:


  • MUDANÇAS: Mudanças sempre aconteceram, foi assim na época de nossos avós e pais. E claro que com a gente não iria ser diferente. A diferença? A velocidade em que as mudanças estão acontecendo! Por esta razão irão se destacar aqueles que possuem a habilidade de aprender, desaprender e reaprender novos conceitos para gerar ideias mais inovadoras e que tenham real valor para quem irá consumir.


  • TECNOLOGIA: Vira e mexe novos Apps e aparatos tecnológicos aparecem para dar uma sacudida na nossa rotineira forma de trabalhar. Quanto mais simples e repetitiva for as tarefas em nossa rotina, maior é a chance de você sermos substituído por um algoritmo. Pode parecer cruel, mas ou nos preparamos para pegar carona nessa tendência de automatização da vida com ela nos atropela!


  • ABUNDÂNCIA: Somando toda a quantidade de pessoas que entram no mercado anualmente com os mais variados títulos acadêmicos e mais aquela turma que foi pega de surpresa pelo elemento tecnologia, temos uma abundante quantidade de pessoas disputando uma boa colocação no mercado ou virando seu concorrente de negócio. E aí, como se destacar e obter uma excelente colocação nesse cenário? Bom para começar nosso amigo Darwin já cantava a letra: "Sobreviverão aqueles que conseguirem se adaptar mais rapidamente às mudanças."

Veja só, pessoas e empresas se tornam obsoletas não por fazerem coisas erradas, mas por fazerem as mesma coisa durante muito tempo! E e o atual cenário torna o mercado impiedoso com este comportamento.

Mas o caminho das pedras fica fora da zona de conforto [estagnação]!

Parece clichê mas é bem isso mesmo. É preciso pensar fora da caixa, do quadrado ou seja lá qual for o apelido carinhoso da sua zona de conforto.

Mas como fazer isso? Da mesma forma com que você sai do lugar: com movimento!

Um passo de cada vez. E sabe de uma coisa? Pensar é um movimento!


Uma coisa que você já pode começar agora mesmo a praticar para espantar a inércia que é proatividade. Nós, seres humanos temos uma tendência natural a escolher soluções mais confortáveis.


Mudar desprende energia do nosso cérebro e ele não gosta muito dessa ideia. Por esta razão ficamos tão reféns de nossos hábitos. Logo nossas emoções costumam nos direcionar para a zona de conforto, nos dando uma falsa impressão de estamos no controle. Só que isto não é tão benéfico assim.


Então para começar a quebrar alguns padrões de pensamento que possam estar prejudicando o seu real potencial e habilidades, vamos a algumas reflexões irão te apontar alguns caminhos para começar a agir diferente:


+++ Você ainda faz a diferença?

Eu sei! Pode parecer cruel mas esta pergunta é importantíssima! Coloque de lado seu ego e e tenha um papo sincero com você mesmo. Isto vale para tanto para profissionais como para para negócios. Olhe ao seu redor, reflita e avalie sobre suas atividades, suas contribuições, sobre sua carreira ou sobre seu negócio. Você está enxergando algo diferente? Está fazendo alguma coisa diferente? Você faz diferença?


+++ Será mesmo que não daria para fazer diferente?

Se você trabalha com equipes ou tem uma empresa certamente já deve ter sintonizado algum dia a "rádio corredor". Te convido a olhar para ela com um olhar mais curioso, pois ela pode ser um berço de possibilidades para buscar ideias e captar processos que carecem de melhorias.


"Para perceber a mudança é preciso, além de interesse em observar as tendências, capacidade de perceber as sutilezas da dinâmica os segmento em que se atua." Walter Longo


+++ Qual é o seu propósito?

"Uma meta somente será eficaz se tocar nos seus sentimentos. Mas ser modesto demais com suas metas não é uma boa solução se você quiser ser o melhor" disse Erik B. Larssen. Descobrir o que te move não resolve tudo, mas torna as coisas mais leves. Crie novas metas, ou a partir de agora tenha metas! Uma pelas pode ser descobrir o seu propósito! Ele costuma ser uma excelente bússola para guiar nossas decisões.


Ao encontramos significado no que fazemos alimentamos nossa motivação! A paixão pelo que fazemos é a nossa latinha de espinafre que nos dá a super força do Popeye para encaramos os desafios que aparecem diariamente na vida daquele sabe aonde quer chegar. E olha que não são poucos. Ao termos nosso propósito claro e, ao colocarmos paixão nisso, naturalmente nos tornamos obcecados por queres saber mais, por buscar mais e por querer mais. E isto nos faz valer mais. ;)


Independente de onde você está agora ou do que já aconteceu até este momento, você pode mudar tudo! Pode começar de novo! Você tem todo o direito do mundo de recalcular a rota quantas vezes quiser enquanto está no seu processo de descoberta e construção do seu propósito. Tenho certeza que um turbilhão habilidades e potenciais aí dentro de você querendo ganhar o mundo
e te fazer voar!
.
E aí, isso faz algum sentido para você? Você também é um inconformado com a normalidade a mesmice das coisas?
.
.


#criatividade #habilidades #propósito #competências #carreira #transformação #evolução #aprendizado
  • Instagram Pamela Machado
  • Spotify Pamela Machado
  • LinkedIn
contatos_v.png
contatos-02.png