POST / CONTEÚDO GRATUITO 

  • Pâmela Machado

Se aproprie do seu crescimento e celebre a sua evolução



Para que mudanças possam ser percebidas em um futuro próximo, é importante que façamos uma retrospectiva dos últimos meses. Um balanço sobre os resultados que obtivemos até aqui.

E como dezembro é um mês que carrega essa vibe de retrospectiva no ar, te convido a literalmente trazer para o papel uma retrospectiva do teu ano.

Escreva de próprio punho as experiências vividas, as conquistas, os tropeços, os desvios de rota ao longo do caminho, de modo como se estivesse explicando para você mesmo seus passos dados.

Pegue seus cadernos de anotações. Já parou para repassar suas anotações com a curiosidade de uma antropóloga?

Observe a forma como seu pensamento flui pelas páginas e constrói tuas ideias e pensamentos. Seu processo criativo ainda é o mesmo? O que evoluiu? Seus valores ainda são os mesmos? O que ficou mais forte de lá pra cá?

Eu acho o maior barato revistar meus cadernos onde anoto meu processo criativo e ver como eu pensava no início do ano. É tão gostoso ver o quanto evoluímos e crescemos! O tanto de coisa que aprendemos!

Já celebrou isso? Não deixe a correria do dia a dia nem a rotina te roubar a percepção do quanto você cresceu!

Mulher olha ao teu redor! Te apropria dessa evolução! Isso é matéria prima para tua narrativa!

Além deste convite faço também um desafio: que ao fazer as suas reflexões e análises do que passou, seja amável consigo mesmo e firme para definir mudanças e evolução!

Dos projetos que começou não terminou, porém agora buscando compreender o que realmente te impediu de concluir estes projetos.

  • Foi medo?

  • Medo de errar?

  • Medo das críticas?

  • Baixa autoestima?

  • Faltou algum conhecimento?


// Como você pode mudar esta situação?

Dos relacionamentos, o que poderia ter sido feito diferente?

  • Quais palavras não precisavam ter sido ditas?

  • E quais as que deveria ter dito mais?

  • Eu te amo?

  • Perdão?

  • Você fez a diferença!

  • Desculpa?

  • Gratidão?


// O que você pode fazer a respeito disso ainda hoje?

Falando sobre o perdão, comece a perdoar a si próprio pelos erros cometidos e objetivos não alcançados. Só não esqueça que o perdão deve vir acompanhado de arrependimento (consciência) e mudança.

Aprenda com seus erros! Avalie se foi alguma decisão equivocada ou até mesmo uma ausência de decisão que gerou resultados ruins!

Que aprendizado, que oportunidade de crescimento você obtém disso tudo que pode fazer a diferença no futuro?

Avalie também o que te fez ter sucesso! Quais foram as atitudes que te conduziram para a conquista de bons resultados? Já escreveu e compartilhou isso com a tua audiência?


O que você pode levar disso para outras áreas da sua vida e nos próximos meses??


Você não é aquilo que diz ser nem o que os outros dizem que você é, você é os seus resultados. Olhe ao seu redor. Como está sua vida profissional? Seus relacionamentos? Sua saúde? Sua empresa?

Seu ano? Sua realização?


Você é a única responsável pelos seus resultados.

Sendo assim, você é a força motriz para gerar as mudanças necessárias para mudar os resultados que está obtendo! Você é fonte, lembra?


Aguce sua criatividade e lapide o seu poder pessoal.


Comece a criar as oportunidades para atrair a boa sorte!

E esteja preparada para quando elas chegarem!


Posts recentes

Ver tudo