POST / CONTEÚDO GRATUITO 

Respeite e viva o processo



Eu já fiz. E dói admitir isso, mas foi necessário para mudar o jogo. Então quero te convidar a pensar sobre quantos projetos, quantas ideias, quantos sonhos você abandonou pelo fato de querer pular o processo e ir direto para os resultados?


De como a ansiedade de querer sucesso rápido te levou a medir o seu desenvolvimento e progresso com a régua de outra pessoa? De comparar a sua velocidade de conquistas com a de outra pessoa?


O processo é a rota que percorremos entre a intenção (visão de onde queremos chegar) e o objetivo realizado. Cada etapa do processo tem sua importância. Esta dinâmica exige de nós comprometimento para que possamos verdadeiramente extrair algo de positivo ao longo da jornada.


Deixa eu contar que quando comecei a empreender em meados de 2012, me descobri uma pessoa consideravelmente ansiosa por resultados - rápidos, claro. Consequência? Frustração e ansiedade.


A ansiedade é fruto do foco demasiado no futuro. Logo, com minha mente ausente no presente e sem colocar o processo em ação os resultados não apareciam. E lá vinha a frustração.


A dissonância: eu tinha clareza de parte do que tinha que ser feito, mas não tinha consciência de que precisava viver o processo. Que na verdade era uma falta comprometimento e consistência para dar o ritmo e intensidade que eu precisava para obter o resultado no tempo que eu desejava.


Desistir não estava meus planos então busquei ajuda. Virar essa chave só foi possível graças a um... (quem mata a charada?) processo de autoconhecimento (tomada de consciência + aprendizado + mudança).


Ao ter consciência de grande parte dos gatilhos que disparam ansiedade e frustração em mim, tenho o poder de escolha para administrar minhas reações e emoções frente aos acontecimentos. Eu escolho como reagir e não minhas emoções. E isso é fundamental para quem quer empreender uma carreira ou negócios.

Crescer é um processo. Empreender é um processo. Inovação e criatividade também nascem por meio de processos.


Entenda que nem sempre estaremos prontos e capacitados para executar nossas ideias e dar vida a projetos, mas enquanto os construímos, temos a oportunidade de visualizar os recursos que precisaremos buscar e desenvolver para então os realizar.


O processo fornecesse tempo para nossa preparação.

Minha gestação foi um dos maiores aprendizados quanto a respeitar e viver o processo, pois não é possível você pausar, voltar ou pular etapas. É preciso vivenciar cada uma delas, pois elas te preparam para o que vem pela frente.


Observe que os nove meses da gestação não são apenas para o desenvolvimento do bebê, mas também para a mulher se preparar para a chegada da mãe que nasce junto com o bebê. Igualmente para o pai. Não se nasce mãe, não se nasce pai. Aprendemos a ser pais e nos preparamos para ser família.

Assim é com a criatividade, assim é com o processo de coaching, assim é com o empreender. Assim é com a vida: é preciso comprometimento com o processo.


Quando nos comprometemos viver e respeitar as etapas do processo, fazer o que tem quer feito e pode ser feito no momento, de forma consciente, fica mais fácil saber se estamos incubando (amadurecendo) uma ideia e nos mantendo em movimento ou se estamos estagnamos.


Não adie mais nada na sua vida. Dê o primeiro passo e comece seu projeto, busque suas metas de vida. Execute sua ideia com consciência de que o caminho é construído enquanto estamos caminhando nele.


Descubra seu ritmo e quais os fatores e que te dão intensidade e velocidade. Saiba que escolhas terão que ser feitas. Não espere estar pronto. Prepare-se enquanto constrói, isso vai te fazer aproveitar melhor as oportunidades que aparecem pelo caminho e corrigir a rota se necessário sem ter grandes prejuízos.


Precisa de ajuda com isso? Eu posso te ajudar.

Comece enviando uma mensagem!


#processo #singularidade #transformação #criatividade #coaching #comprometimento #sucesso #resultados

328 visualizações
  • Instagram Pamela Machado
  • Spotify Pamela Machado
  • LinkedIn
contatos_v.png
contatos-02.png