Nossa criatividade, ao contrário do que muitos pensam, não flui com facilidade com total liberdade. Na verdade, limites são ótimos para potencializar o fluxo criativo.
E uma das formas de impor limites à nossa criatividade é colocar intenção no nosso processo criativo.
A intenção é chave para turbinar sua busca de referências na hora de criar.
Mas existe um fator sobre a intenção no processo criativo que você precisa saber: ela muda conforme a etapa do processo criativo.
A busca por referências criativas acontece em duas etapas:
Na primeira etapa, ou seja, no começo do nosso processo criativo, estamos em busca da ideia, certo? Estamos em uma pesquisa exploratória em busca de um insight.
Aqui é muito comum que a nossa primeira busca por referências, nos ajude compreender com maior profundidade o problema/desafio que estamos querendo resolver.
Por isso, aqui a intenção está focada em buscar referências diversas e aleatórias para nos ajudar a criar as associações que irão resultar em um melhor entendimento a respeito do que queremos criar.
Em outras palavras, neste momento queremos provocar uma conexão criativa para o surgimento de um insight ou conceito ainda abstrato de uma solução para um problema. Estamos em busca da ideia semente!
Até aqui, as coisas nos parecem meio caóticas e desconexas. Pois este é o momento do processo criativo onde buscamos identificar o que vamos fazer.
A intenção aqui serve para nos ajudar a criar e modelar algo.
No segundo momento, nossa busca de referências é orientada pela intenção de expandir algo, de encorpar uma ideia resultante da conexão criativa anterior.
Agora que já sabemos o que fazer, vamos buscar o como fazer. Portanto, a busca de referências agora deve nos ajudar a dar robustez à nossa ideia.
Estamos agora criando o universo dessa ideia/conceito. Isso vai nos orientar a criar as estratégias para validar ela como solução ideal, como nos ajudar na sua implementação.
Vejamos um exemplo. Imagine que estamos criando o universo de marca que tem como seu pilar de trabalho o autoconhecimento.
Como vimos até aqui, nossa primeira pesquisa de referências será para explorar todas as coisas que significam e que também podem representar uma jornada de autoconhecimento.
Provavelmente, de acordo com sua experiência e repertório criativo, você deve ter pensado em alguns outros conceitos e conceitos visuais.
Não tem certo e errado aqui. Apenas o diferente, ok? Este é um dos grandes benefícios de criar coletivamente. Nós juntamos nossas visões de mundo e repertório de vida para criar algo ainda mais incrível.
Mas voltando ao nosso exemplo.
Vamos supor, que o conceito das águas se encaixa melhor no contexto de personalidade e negócio desta marca que estamos criando.
Agora que nós já sabemos o "o que", vamos explorar o "como" nós poderíamos transformar esse conceito em um universo sensorial de marca único e apaixonante!
A intenção neste momento, é pesquisar e explorar as variáveis que conhecemos a respeito do universo das águas.
Mas Pam, como eu gero intenção para arrasar na busca de referências criativas para criar o meu universo de marca?
Olhando para os pontos fortes da sua personalidade, objetivos de negócio e transformações que você leva para vida das pessoas. Aqui está seu guia para gerar intenção e foco na hora de buscar referências para sua jornada de criação.
Se você não traz a intenção para o seu processo criativo, sua pesquisa de referências fica caótica e aleatória. Tornando seu processo criativo super confuso, frustrante e sem perspectivas de quando ficará pronto.
Além de deixar sua comunicação sem uma unidade visual ou linha de conexão forte entre
Por isso a intenção é uma força orientadora muito poderosa para a nossa criatividade.
Ela nos ajuda a ter um ponto de clareza dentro do caos provocado dentro de um processo criativo.
Compreender as etapas do nosso processo criativo é essencial para que nossa criatividade possa render resultados mais consistentes e relevantes na hora de gerar diferencial e conexão com o seu cliente dos sonhos.
Então, lembre-se sempre de ter claro para você a intenção que vai orientar a sua pesquisa de referências para abastecer seu processo criativo.
Комментарии