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Foto do escritorPâmela Machado

O segredo para você arrasar na busca de referências ao criar



Nossa criatividade, ao contrário do que muitos pensam, não flui com facilidade com total liberdade. Na verdade, limites são ótimos para potencializar o fluxo criativo.


E uma das formas de impor limites à nossa criatividade é colocar intenção no nosso processo criativo.


A intenção é chave para turbinar sua busca de referências na hora de criar.


Mas existe um fator sobre a intenção no processo criativo que você precisa saber: ela muda conforme a etapa do processo criativo.


A busca por referências criativas acontece em duas etapas:


Na primeira etapa, ou seja, no começo do nosso processo criativo, estamos em busca da ideia, certo? Estamos em uma pesquisa exploratória em busca de um insight.


Aqui é muito comum que a nossa primeira busca por referências, nos ajude compreender com maior profundidade o problema/desafio que estamos querendo resolver.


Por isso, aqui a intenção está focada em buscar referências diversas e aleatórias para nos ajudar a criar as associações que irão resultar em um melhor entendimento a respeito do que queremos criar.


Em outras palavras, neste momento queremos provocar uma conexão criativa para o surgimento de um insight ou conceito ainda abstrato de uma solução para um problema. Estamos em busca da ideia semente!


Até aqui, as coisas nos parecem meio caóticas e desconexas. Pois este é o momento do processo criativo onde buscamos identificar o que vamos fazer.


A intenção aqui serve para nos ajudar a criar e modelar algo.

No segundo momento, nossa busca de referências é orientada pela intenção de expandir algo, de encorpar uma ideia resultante da conexão criativa anterior.


Agora que já sabemos o que fazer, vamos buscar o como fazer. Portanto, a busca de referências agora deve nos ajudar a dar robustez à nossa ideia.


Estamos agora criando o universo dessa ideia/conceito. Isso vai nos orientar a criar as estratégias para validar ela como solução ideal, como nos ajudar na sua implementação.


Vejamos um exemplo. Imagine que estamos criando o universo de marca que tem como seu pilar de trabalho o autoconhecimento.


Como vimos até aqui, nossa primeira pesquisa de referências será para explorar todas as coisas que significam e que também podem representar uma jornada de autoconhecimento.

Provavelmente, de acordo com sua experiência e repertório criativo, você deve ter pensado em alguns outros conceitos e conceitos visuais.


Não tem certo e errado aqui. Apenas o diferente, ok? Este é um dos grandes benefícios de criar coletivamente. Nós juntamos nossas visões de mundo e repertório de vida para criar algo ainda mais incrível.


Mas voltando ao nosso exemplo.


Vamos supor, que o conceito das águas se encaixa melhor no contexto de personalidade e negócio desta marca que estamos criando.


Agora que nós já sabemos o "o que", vamos explorar o "como" nós poderíamos transformar esse conceito em um universo sensorial de marca único e apaixonante!


A intenção neste momento, é pesquisar e explorar as variáveis que conhecemos a respeito do universo das águas.




Mas Pam, como eu gero intenção para arrasar na busca de referências criativas para criar o meu universo de marca?

Olhando para os pontos fortes da sua personalidade, objetivos de negócio e transformações que você leva para vida das pessoas. Aqui está seu guia para gerar intenção e foco na hora de buscar referências para sua jornada de criação.


Se você não traz a intenção para o seu processo criativo, sua pesquisa de referências fica caótica e aleatória. Tornando seu processo criativo super confuso, frustrante e sem perspectivas de quando ficará pronto.


Além de deixar sua comunicação sem uma unidade visual ou linha de conexão forte entre


Por isso a intenção é uma força orientadora muito poderosa para a nossa criatividade.

Ela nos ajuda a ter um ponto de clareza dentro do caos provocado dentro de um processo criativo.


Compreender as etapas do nosso processo criativo é essencial para que nossa criatividade possa render resultados mais consistentes e relevantes na hora de gerar diferencial e conexão com o seu cliente dos sonhos.


Então, lembre-se sempre de ter claro para você a intenção que vai orientar a sua pesquisa de referências para abastecer seu processo criativo.


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