POST / CONTEÚDO GRATUITO 

Isso vai mudar a forma como você pesquisa referências




Nossa criatividade, ao contrário do que muitos pensam, não flui com facilidade com total liberdade. Na verdade, limites são ótimos potencializadores do fluxo criativo.


E uma das formas de impor limites à nossa criatividade é colocar intenção no nosso processo criativo.


A intenção é chave para turbinar sua busca de referências na hora de criar.


Mas existe um fator sobre a intenção no processo criativo que você precisa saber: ela muda conforme você avança no processo criativo!


A busca por referências criativas acontece em duas etapas:


Na primeira etapa, ou seja, no começo do nosso processo criativo, estamos em busca da ideia, certo? Estamos em uma pesquisa exploratória em busca de um insight.


Por isso, aqui a intenção está focada em buscar referências diversas e aleatórias para nos ajudar a criar as associações que irão resultar na conexão criativa para o surgimento de um insight ou conceito ainda abstrato de uma solução para um problema.


Neste momento do processo, as coisas nos parecem meio caóticas e desconexas. Pois este é o momento do processo criativo onde buscamos identificar o que vamos fazer.


A intenção aqui serve para nos ajudar a criar e modelar algo.


No segundo momento, nossa busca de referências é orientada pela intenção de expandir algo, de encorpar uma ideia ou o conceito resultante da conexão criativa anterior.


Agora que já sabemos o que fazer, vamos buscar o como fazer. Agora, nossa busca de referências nos ajudará a dar robustez à nossa ideia.


Estamos agora criando o universo dessa ideia/conceito. Isso vai nos orientar a criar as estratégias para validar ela como solução ideal, como nos ajudar na sua implementação.


Por isso a intenção é uma força orientadora muito poderosa para a nossa criatividade. Ela nos ajuda a ter um ponto de clareza dentro do caos provocado dentro de um processo criativo.


Compreender as etapas do nosso processo criativo é essencial para que nossa criatividade possa render resultados mais consistentes e interessantes.


Então, a partir de agora, tenha sempre em mente qual será a intenção da sua próxima pesquisa de referências para abastecer seu processo criativo.


Gostou desse post?


Em caso de dúvidas, a ajuda está a uma mensagem de distância! ;)


4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo