IMG_4900_estendido.png

CONTEÚDO GRATUITO / BLOG

CONTEÚDO PARA APRENDER A DESBLOQUEAR SEU POTENCIAL CRIATIVO

E PENSAR COMO UM DESIGNER PARA AUMENTAR O IMPACTO DO QUE VOCÊ FAZ

FLOW - A Alta performance do processo criativo que gera felicidade

Como seria se o que você faz diariamente te levasse para um estágio de plena satisfação, motivação e felicidade ao ponto de você não sentir o passar do tempo?


Você não precisa só imaginar isso, mas também a vivenciar isso! Constantemente entro em flow no meu trabalho, por isso posso lhe assegurar que é uma experiência incrível!


Para mim, o estado de fluxo é uma forma de sentir sua alta performance dando vazão à sua singularidade para colocar seu propósito em ação.


Ao entrarmos em flow, nosso corpo e mente fluem em uma harmonia que combina alta motivação, alta concentração e alta energia. Cientistas consideram o flow como algo muito próximo do que as pessoas chamam de felicidade. E que quanto mais vezes experimentamos o estado de fluxo, maior será nossa qualidade de vida e sensação de felicidade.


A base científica que dá embasamento ao flow é bem ampla, mas sua maior vertente é a psicologia positiva. O conceito do flow foi criado pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi.


Mihaly durante sua pesquisa para entender as raízes da felicidade, descobriu dados que derrubam a crença disfuncional fortemente difundida de que se nos empenharmos teremos sucesso, e se tivermos sucesso, então seremos felizes. Na verdade os resultados revelam exatamente o inverso!


Sua pesquisa revelou que a falta de recursos básicos contribui para aumentar os níveis de infelicidade. Porém, em 30% das pessoas que obtiveram seus rendimentos duplicados a até triplicados, não houve um aumento em seus níveis de felicidade.


Shawn Achor, professor e pesquisador sobre psicologia positiva na Universidade de Harvard, também obteve descobertas com confirmam as pesquisas e conceitos de Mihaly, em que é a felicidade que impulsiona o sucesso. E não o contrário.


Esta é uma das razões de que sucesso e dinheiro não devem ser os objetivos que devem de conduzir a decidir por determinada profissão ou negócio. Grandes serão as chances de você se frustrar e se estressar.


O estado de flow nos leva para um estágio de consciência em que é possível eliminar o conflito entre razão e emoção, que vem do fato de estarmos trabalhando em uma coisa enquanto pensamos em outra. Isso é um grande gerador de estresse!


Veja algumas características do estado de flow segundo Mihaly:


  • Diminuição da autoconsciência

  • Equilíbrio entre o desafio e habilidades pessoais

  • União entre ação e pensamento

  • Eliminação do medo e do fracasso

  • Sensação contínua de prazer diante da jornada de realização da atividade

  • A atividade como objetivo por si só, independentemente do resultado final

  • Faz-se o que quer com segurança

  • Distorção na noção do tempo

  • Eliminação das distrações de forma natural


Fatores que contribuem para o flow:


1. Faça o que gosta ou passe a gostar do que faz. Tente reformular o seu trabalho prazeroso para você! Mesmos frente as piores adversidades você tem sempre alguma liberdade e aprendizado para aproveitar! Descubra qual é e entre em ação em vez de só lutar contra! Lembre se que se você não pode mudar sua vida neste momento, comece mudando a sua forma de pensar sobre ela! Isso já te trará grandes ganhos! Acredite.


2. Domine as habilidades necessárias para a execução do seu trabalho e se desafie constantemente. Busque aprender também habilidades que extrapolam o nível técnico, investigue quais Softs Skills que ao desenvolver te ajudarão a extrair o melhor de você.


3. Tenha clareza de seus objetivos. Pessoas sem objetivos não evoluem, ficando apenas frustradas e insatisfeitas! Uma das coisas que ajuda muito a ter momentos de flow é termos também objetivos que estejam conectados a um propósito, onde possamos fazer algo que vai além do benefício próprio. Se você ainda não tem claro para si qual é o seu propósito, faça disto um objetivo a ser alcançado! Enquanto isso, descubra os objetivos e missão da empresa onde você trabalha, pois assim fica mais fácil atribuir as atividades que executamos a algo muito maior no final!



Dicas para você saber se está perto de ter mais momentos de flow:


Uma das condições essenciais para entrar em estado de flow além de realizar um atividade que realmente goste, é que seus desafios e habilidades devem estar acima da média.


O gráfico abaixo foi adaptado dos estudos de Mihaly, onde foi definido para cada pessoa uma média, que é o centro do diagrama. Para o autor da pesquisa, este seria o nível médio de desafio e habilidades, que será diferente para qualquer outra pessoa, mas você tem um ponto definido, que estará no meio.






Em situações onde os desafios são muito maiores do que suas habilidades, grandes são as chances de você entrar em um estado de ansiedade e estresse.


Já, em casos onde suas habilidades são muito maiores do que seus desafios, é muito provável que você entre em um estado de tédio.



Porém, Mihaly aponta também dois estágios que ele considera interessante, pois com pequenos ajustes podem te levar ao estado de flow, que são empolgação e controle.



Segundo Mihaly, "suas habilidades não são tão completas como deveriam ser, mas você pode ir para o estado de fluidez facilmente simplesmente ao desenvolver um pouco mais de habilidades [...] é uma área na qual as pessoas aprendem, pois são levadas para além da zona de conforto." Controle é também uma área válida a ser considerada, porque lá você se sente confortável, mas não muito empolgado. Não se trata de ser tão desafiador. E para você ir de controle para o estado de fluidez você tem que ampliar os desafios."



Uma carreira satisfatória envolve muitos estados de fluxo! Alguns estudiosos até o consideram o flow a brincadeira dos adultos!


E então, em qual quadrante você se vê hoje em relação ao seu trabalho? Existe alguma atividade na sua rotina profissional ou pessoal que te coloque em estado de flow?

Comece a observar o que você está fazendo ou quem são as pessoas envolvidas quando você entra em estado de flow, pois isso te renderá muitos insights do que uma carreira para você deveria contemplar!


Na dúvida, para mapear as atividades que te fazem entrar em flow, faça o exercício AEIOU do meu e-book gratuito para Self-Hacking clicando aqui!



Fontes:

TED2004 - Mihaly Csikszentmihalyi: Flow, the secret to happiness

FLOW: Flow: The Psychology of Optimal Experience

O jeito Harvard de ser feliz - Shawn Achor



#flow #lifedesign #altaperformance #fluxocriativo #traçãocriativa


71 visualizações
  • Instagram Pamela Machado
  • Spotify Pamela Machado
  • LinkedIn
contatos_v.png
contatos-02.png