top of page
Foto do escritorPâmela Machado

Deixe sua jornada mais leve desapegando do que não te traz resultado



Já parou pra pensar que os momentos que mais nos desafiam podem estar repletos de oportunidades para descobrirmos pontos de melhoria na nossa rotina que irão destravar nossa evolução?


Empreender é uma jornada repleta de desafios, né? Jornada essa que para mim começou em 2012. Entretanto, foi em 2019, quando Manuela nasceu, que me deparei com o meu maior desafio: lidar com o cansaço que nasce do empreender e maternar.


E olhando para as situações em que eu estive a beira de desistir de tudo, percebi que meus momentos de colapso aconteceram exatamente nos meus altos picos de cansaço.

Essa exaustão mais emocional do que física, afetou minha produtividade, criatividade e relacionamentos. Bloqueios criativos e a tal síndrome de impostora deram sinais de vida.


E para lidar com isso precisei entender sobre o que estava gerando sobrecarrega e me deixando tão cansada. O que poderia estar centralizando demais em mim?

Chamei minha curiosidade pra jogo e comecei a mapear tarefas que poderiam ser delegadas tanto a nível de execução como tomada de decisão.


Eu não sei como é para você, mas delegar para mim é algo tremendamente desafiador, visto que me sinto muito confortável no controle de grande parte dos processos. Mas para não surtar e enlouquecer, é inteligente desapegar dessa controle.


Porque né? Empreender e maternar exige uma boa gestão emocional, de tempo e energia!

Isso faz sentido para você?

E como uma apaixonada por encontrar formas diferentes de fazer as coisas, para driblar o cansaço, explorei possibilidade de mudanças na rotina que vão desde:

  • Alimentação: o que me dá mais energia e o que me drena energia? A muito tempo parei de tomar café após às 14h da tarde, visto que o afeito da cafeína costuma ficar ativo por até 10h no nossa organismo!

  • Exercícios: Quais atividades me deixam desperta e quais me relaxam? Experimentei corridas curtas pela manhã e natação à noite. Os resultados foram bem interessantes!

  • Livros e filmes: Faço uma seleção de filmes e livros com grande potencial de me entusiasmar e despertar ideias. Estes estão proibidos à noite! Interferem demais no meu sono. Estou fazendo isso sempre que possível pela manhã, antes da Manu acordar. Sim, eu assisto filmes às 7h da manhã!

  • Distribuir estrategicamente: atividades energéticas que se beneficiam mais quando realizadas nos horários do meu pico criativo. E deixando tarefas operacionais para quando meu nível de atenção e criatividade estão em baixa. E claro, colocando atividades de ganho de energia entre isso tudo para servir como amortecedor para picos de maior cansaço.


Percebe quanta coisa pode ser feita para desafiar nossos limites que não estão diretamente relacionadas ao trabalho?


Veja que todas as esferas da nossa vida se entrelaçam um a outra. Um hábito desencadeia outro, e outro, que juntos formam nosso modo de operar em tudo o que fazemos. Ou seja, o processo criativo macro da nossa jornada.

Nossas decisões e ações na vida pessoal influenciam nossa vida profissional. E vice versa.

Agora te convido a observar como anda a sua rotina. O que pode estar deixando asua jornada mais lenta e pesada?


O que será que você já pode começar a delegar?

O que já está na hora de desapegar de vez?


Fico aqui na torcida para que isso te ajude a trazer luz para as coisas que você pode implementar e mudar na sua rotina para te ajudar a crescer e evoluir!

Bora experimentar algo hoje?

Se não der certo, amanhã tente outra coisa!

Não se prenda aquilo que não te traz resultado!


Seja curiosa, criativa e experimente!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page