POST / CONTEÚDO GRATUITO 

  • Pâmela Machado

Como saber se meu produto vai bombar antes mesmo de ser lançado?




Toda ideia parece ser mais incrível quando ainda mora na nossa cabeça, né?


Mas na hora do vamos ver, quando você já está pensando naquele momento de liberar o link de compra vem a dúvida: será que o cliente vai gostar? Será que o cliente vai querer?


Como saber se a ideia desse produto é quente ou não?


Tem como descobrir isso? TEM! E tem método para isso!


O primeiro passo é: quanto mais VISUAL você conseguir deixar a ideia desse produto, mais rápido você vai conseguir AVALIAR e ir ajustando o caminho até chegar naquela solução irresistível.


Mas para que fazer isso? Porque você vai TESTAR essa ideia com as pessoas!

Claro que com um grupo de pessoas que já tem um certo grau de interesse no que você faz.


Chame alguns clientes, pessoas que já interagiram com você em algum momento nas redes sociais e a convide a EXPERIMENTAR esse piloto do produto ou serviço.


Seu papel é OBSERVAR e coletar informações sobre as percepções do cliente em quando tem contato com o seu produto.


• Ele entendeu como usar?

• Ele sacou para o que serve isso?

• Ele sentiu falta de algo durante o uso?

• Ele teve dificuldade em alguma parte do processo?


Você pode fazer uso de desenhos, protótipos, cenários, teatrinhos para simular uma experiência de serviço. A ideia aqui é tornar a ideia que é algo intangível, em algo tangível.


Isso é uma forma da gente se permitir experimentar algo antes de se comprometer valendo com ela. Imagina você investir horrores em algo que não tem potencial de monetização?!


Cruzes!


Durante esta fase, vocês vão construir um protótipo rápido e prático. Como um protótipo é algo que não deve nos demandar muito tempo para ser feito, ele deve ser feito na mínima definição possível para sobreviver à fase de testes.


Uma das principais funções do protótipo é de nos ajudar a validar suposições sobre dores e desejos do nosso cliente.


Como também, ajudar a preencher as lacunas de conhecimento que ainda nos faltam sobre a interação da nossa solução com o cliente.



ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DE SE USAR PROTÓTIPOS PARA EXPERIMENTAR IDEIAS:



• Torna nosso processo de criação de produtos mais assertivo, diminuindo os riscos de baixa aceitação pelas pessoas.


• Criamos a partir das reais necessidades e desejos do cliente e não a partir de nossas suposições.


• Conseguimos mapear o que o cliente percebe de benefícios ao usar nosso produto.


• Fica mais fácil entender quais dos benefícios e conveniências dos nossos produtos que o cliente está disposto a pagar.


• Criamos produtos mais intuitivos e facilitamos o uso pelo cliente, o que aumenta a percepção de valor agregado pelo cliente.


• Corrigimos falhas e pontos cegos do produto antes mesmo do seu lançamento, o que nos faz economizar em recursos como tempo, dinheiro, energia e depreciação de marca.



Outro super benefício de ter um protótipo ou até mesmo um desenho da sua ideia de produto, é que isso vai te ajudar pra caramba na hora de criar as metas e tarefas do teu plano de execução que vai colocar esse produto para jogo e te fazer faturar.



COISAS A SE TER EM MENTE AQUI! ⚡️


• Não precisamos fazer algo real, mas que parece real! Queremos capturar a reação do nosso cliente/audiência ao ser exposto a nossa ideia.

• Vamos trocar o bem feito pelo suficiente, e a qualidade de longo prazo pela simulação temporária!


Esta é a filosofia do protótipo.


• Não faça um protótipo que não esteja disposta a descartar!

• Construa o bastante para aprender, E SÓ!


Qualquer coisa concreta, palpável e perceptível que nos permita explorar uma ideia, avaliá-la e levá-la adiante é um protótipo. Ele nos mostra os pontos cegos da ideia!


O objetivo da visualização são as ideias, e não as imagens ou materiais que usamos! Portanto, pense sempre em protótipo como algo: rápido, sujo e simples.


Prototipar é pensar com as mãos!


Esta é uma das etapas que são trabalhadas durante o meu processo de Business Mentoring EVOLUTION, minha mentoria individual para empreendedoras que estão na busca por acelerar seus negócios e tirando suas ideias do papel.


Quanto mais você incorporar o hábito de experimentar suas ideias de produtos antes de colocar elas para jogo, mais rapidamente você vai ajustando seu modelo de negócio, melhorando seus argumentos de venda, entendendo quais benefícios merecem lugar e destaque na tua narrativa.


Torne a prototipagem o playground da sua criatividade estratégica!


Bora testar e validar incendiária!🔥


Um beijo e bons negócios!