Onde você estaria hoje se você pudesse em um passe de mágica, transformar de forma surreal sua capacidade de superar obstáculos?
E se eu te disser que isso é possível e não se chama mágica, e sim criatividade?
Esse é um dos inúmeros poderes de transformação da criatividade: encontrar novas formas para se fazer as coisas.
Criatividade faz parte da nossa incrível capacidade de gerar ideias e torná-las uma realidade bem-sucedida no mercado.
Qualquer profissional ou negócio que trabalhe resolvendo problemas ou queira se reinventar para encontrar e comunicar seu diferencial no mercado, vai precisar de criatividade.
Criatividade é a competência, uma forma de pensar que nos pertence como espécie.
Nós nascemos criativas.
Quer uma prova? Olhe ao seu redor.
Entre todos os seres da natureza, nós temos a capacidade de transformar nosso entorno e realidade, de voar, de ir à lua, de nos comunicar de forma instantânea com quem está do outro lado do planeta.
Para entrar em ação, a criatividade requisita nossa habilidade de processar e criar significados, é uma forma de pensar construtivamente que envolve a interação entre emoção e razão.
E como qualquer habilidade, pode e deve ser desenvolvida. Podemos aguçar e potencializar nossa criatividade com a prática e estímulos corretos.
Então, se essa tal criatividade é tão poderosa e útil, principalmente no contexto dos negócios, por que será que ainda tem gente que está fazendo uso de tamanha força de transformação e realização?
A resposta é que grande parte das pessoas não se enxergam como criativas.
Será que você é uma delas?
Quando as pessoas me dizem que não são criativas, eu presumo que elas ainda não aprenderam o que criatividade envolve. KEN ROBINSON
Uma das formas de corrigir esse pensamento é trazer luz para o que é essa tal criatividade.
Entretanto, definir o conceito de criatividade é como definir o que é música. É amplo e abraça inúmeras nuances.
Agora pensa comigo, não é porque você não toca música clássica que você deixa de ser uma musicista, não é?
Não é porque música clássica é diferente de rock, samba e pop que algumas delas deixa de ser uma manifestação musical, certo?
Com a criatividade é a mesma coisa. Da mesma forma que não trabalhar necessariamente com arte e design, te torna uma pessoa menos criativa.
Assim como na música temos inúmeros gêneros e ritmos musicais, com a criatividade temos inúmeras expressões criativas. Que variam conforme nossa personalidade e talentos.
Temos pessoas altamente criativas na matemática, na educação, na organização de processos, na forma de liderar pessoas, na forma de gerenciar conflitos, na ciência, na política, na economia, na tecnologia, no planejamento estratégico, em vendas, e por aí vai.
Muitos bloqueios criativos caem por terra quando você entende o que é criatividade. Ou melhor, qual é a sua expressão da criatividade.
Portanto, a partir de hoje vamos quebrar esses velhos e ultrapassados conceitos sobre o que é criatividade.
Criatividade é uma forma de pensar e agir na hora de resolver problemas.
Ser criativa é olhar para as mesmas coisas como todo mundo, mas ver e pensar algo diferente. É tirar proveito prático da arte de observar.
Colocar nossa criatividade em movimento aumenta nossa capacidade de adaptação para abraçar as mudanças e os desafios de modo a extrair coisas extraordinárias de toda e qualquer situação.
Então bora colocar essa criatividade para jogo e vá conquistar o que é seu!
Comments