POST / CONTEÚDO GRATUITO 

Porque o design é importante



Tangíveis ou intangíveis as soluções buscadas por intermédio do design para o universo das organizações favorecem desde a construção de valor de marca, melhorias e implementação de produtos e serviços como também orientar e facilitar a entrada da inovação.

De forma mais ampla é possível descrever o design como um conjunto de atividades criativas, processos analíticos e tomadas de decisões com a finalidade de gerar uma solução viável e/ou gerenciar um processo que ofereça melhorias de maneira a atender uma necessidade específica.

De acordo com o problema ou necessidade apontada, a solução almejada pelo projeto de design pode em alguns casos ocorrer com a organização e implementação de um processo/serviço, neste caso a solução é o modelo mental de resolução do design a própria solução, ou seja, o design como processo. Outra situação é quando o resultado destes processos originam a alternativa mais viável para solucionar o problema ou atender a uma necessidade.

Já o design gráfico tem como objetivo afetar o conhecimento, atitudes e comportamentos de um grupo de pessoas, onde a comunicação pode ser orientada para a comercialização de um produto/serviço ou para transformar um determinado cenário através de sistemas visuais bem articulados, de modo a conectar o ser humano e a informação.

Isto acontece por intermédio da combinação de elementos textuais, imagéticos e verbais, técnica e criatividade, onde a tecnologia passa a ser um condutor para as novas formas de se consumir e comunicar com o público de interesse. Este que ao ser confrontado com um novo conceito sobre algo, tende a ter seu comportamento influenciado pelo grau de conhecimento que ele adquire do objeto por meio de percepções.

Antes de tudo, o público de interesse de uma marca adquire percepções de um determinado produto, para só depois consumir o que a marca está tentando vender.

Portanto o design pode ser compreendido como resultado de atividades e estratégias com a finalidade de identificar, informar, instruir, promover e persuadir o observador, neste caso, a audiência da sua marca.

Em um cenário (mesmo que hipotético) onde uma empresa se encontra sendo a única em seu segmento a oferecer determinado produto ou serviço ainda precisa se comunicar, informar, instruir e engajar seu público de interesse, imagine a importância de uma comunicação bem alinhada para uma empresa que atua em um segmento com grande competitividade e oponentes com preço e qualidades semelhantes.

O design é uma das formas de se introduzir diferenciação entre concorrentes para se obter desempenho e competitividade no mercado.

#design #designgráfico #comunicação

101 visualizações
  • Instagram Pamela Machado
  • Spotify Pamela Machado
  • LinkedIn
contatos_v.png
contatos-02.png